Notícias

09/12/2022 - Delegacias criam centros para atendimento de pessoas com deficiência

08/12/2022
 
Delegacias de Santos e Guarulhos oferecem orientação especializada em casos de violência ou violação de direitos de pessoas com deficiência
 
 
Por Julia Bonin

Em dezembro, serão inaugurados no estado de São Paulo dois novos Centros de Apoio Técnico (CATs), em delegacias das cidades de Santos e Guarulhos para atendimento especializado de pessoas com deficiência (PCDs). A realização da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com gestão do Instituto Jô Clemente, busca promover o acolhimento e o atendimento humanizado de PCDs vítimas de violência.

O Centro de Apoio Técnico de Santos será inaugurado no dia 8 de dezembro e está localizado na 7ª. Delegacia de Polícia da cidade (Rua Dr. Assis Corrêa, 50 – Gonzaga). Já o CAT de Guarulhos, que estará em funcionamento a partir do dia 16 de dezembro, fica na Delegacia Seccional de Polícia do município (Rua Itaverava, 48 – Vila Camargos).

O público atendido é composto por pessoas que possuem algum tipo de deficiência, seja ela física, auditiva, visual, intelectual ou deficiências múltiplas e que sofreram violação a seus direitos ou que se sintam ameaçadas por terceiros. Nesse caso, a vítima pode acessar o serviço de forma presencial ou remota, sem necessidade de agendamento prévio. 

A equipe é composta por psicólogos, assistentes sociais e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) que realizam atendimentos tanto de forma presencial quanto online, garantindo o amparo e a proteção de pessoas com deficiência que sejam vítimas de violência ou violação de direitos. 

Já existem Centros de Apoios Técnicos em São Paulo, na 1ª Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência/SP, e nas cidades de Campinas e Ribeirão Preto, no interior do estado.

Instituto Jô Clemente previne e promove a saúde de pessoas com deficiência intelectual, apoia sua inclusão social, incide na defesa de seus direitos, produzindo e disseminando conhecimento. A organização atua desde o nascimento ao processo de envelhecimento, proporcionando o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego; oferece assessoria jurídica às famílias em relação aos direitos de pessoas com deficiência intelectual.

 

Serviço

7ª Delegacia de Polícia de Santos

O Centro de Apoio Técnico funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

Local de funcionamento: Rua Dr. Assis Corrêa, 50 – Gonzaga, Santos – SP. 

CEP: 11055-310

Telefone: (13) 3284-3086

Whatsapp: (11) 99918-8167 – acessível em libras 


Delegacia Seccional de Polícia de Guarulhos

O Centro de Apoio Técnico funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

Local de funcionamento: Rua Itaverava, 48 – Vila Camargos, Guarulhos – SP

CEP: 07111-040

Telefone: (11) 2408-7720 

Whatsapp: (11) 99918-8167 – acessível em libras

 
Denúncias também podem ser feitas pelo telefone 181 (ligação gratuita) ou pelo Disque 100 (para violação de direitos humanos)
 
Voltar

Receba Informativos por E-mail

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades.