Atuais
LUME CENTRO - Educação Sócio Protetiva na Rua (PER - PROGRAMA DE EDUCAÇÃO NA RUA)
PER - PROGRAMA DE EDUCAÇÃO NA RUA
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Projeto Atual do PER:
"LUME CENTRO - Educação Sócio Protetiva na Rua"
O Projeto "LUME CENTRO - Educação Sócio Protetiva na Rua" trabalha, via atendimento direto, com crianças e adolescentes que estão em Situação de Rua, prioritariamente no centro de São Paulo.
O objetivo do LUME CENTRO é desenvolver uma metodologia em parceria, que atenda o educando desde a situação de rua na qual se encontra, até o encaminhamento, acompanhamento e formação de um Plano de Vida voltado para o exercício da liberdade e alcance pleno da cidadania, culminando assim, com a saída definitiva da situação de rua.
O Projeto é, necessariamente, desenvolvido em parceria com outras instituições, por equipe capacitada de educadores sociais com dedicação exclusiva, visando reconstruir e fortalecer os vínculos familiares e comunitários destes jovens.
O título escolhido foi por se entender, que a criança e o adolescente em situação de rua tem direito à Sócio Proteção de forma integral, preconizada pelo Art. 98 do Estatuto da Criança e do Adolescente.
PROJETO CAMINHOS PARA A AUTONOMIA
"PROJETO CAMINHOS PARA A AUTONOMIA"
Sumário do Projeto:
O “Projeto Caminhos para a Autonomia” trabalha sistematicamente o desacolhimento de adolescentes que estejam acolhidos, na faixa etária entre 15 e 18 anos.
O título “Caminhos para a Autonomia” foi escolhido por se entender que os adolescentes em processo de desacolhimento necessitam de caminhos com sinalização e suportes para a sua estabilidade e
fortalecimento; sinais e suportes estes que abrangem a rede de atendimento, família e comunidade.
Objetivo Geral
Promover o preparo de adolescentes entre 15 e 18 anos acolhidos para que em tempo hábil sejam desabrigados de forma segura, qualificada e plenamente aptos para seguir a Travessia para a vida em família e comunidade com autonomia.
Objetivos Específicos
- Apoiar e orientar os adolescentes em acolhimento institucional objetivando o preparo para a autonomia, retorno e permanência destes no convívio familiar e comunitário;
- Realizar atividades lúdico-pedagógicas em grupo com os educandos com o objetivo de prepará-los gradualmente para a reintegração familiar ou sua emancipação;
- Realizar atividades em grupos com as famílias dos adolescentes em acolhimento e inseridos no projeto, durante o processo de desinstitucionalização/desacolhimento;
- Realizar visitas às famílias dos adolescentes após o processo de desacolhimento concluído, durante período pré-determinado e em comum acordo com as mesmas;
- Realizar oficinas de preparação para escolhas de formação técnica e universitária bem como a preparação efetiva para o mundo do trabalho;
- Elaborar planejamento para o acompanhamento criterioso da bolsa pedagógica de R$ 250,00 mensais recebidas pelos adolescentes em processo de desacolhimento. O valor da bolsa será depositado nominalmente em conta individual do adolescente atendido.
Abrangência Geográfica do Projeto
- Município de São Paulo
- Bairro(s) e Distrito(s): 05 CREAS de referência das regiões de Pinheiros, Butantã, Pirituba, Itaim Paulista e Vila Prudente.
"NDT - Núcleo de Desenvolvimento Travessia"
Através do "NDT - Núcleo de Desenvolvimento Travessia", o Projeto Travessia dissemina conhecimentos relativos ao enfrentamento de situações de risco envolvendo crianças, adolescentes, famílias e comunidades.
O NDT oferece cursos e consultorias a entidades da rede de proteção à criança, com o intuito de elevar o padrão das práticas na área.
O público alvo principal destas ações é: Educadores Sociais; profissionais da Área de Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes; atores do Sistema de Garantia de Direitos, e estudantes de áreas afins.
O NDT oferece cursos e consultorias a entidades da rede de proteção à criança, com o intuito de elevar o padrão das práticas na área.
O público alvo principal destas ações é: Educadores Sociais; profissionais da Área de Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes; atores do Sistema de Garantia de Direitos, e estudantes de áreas afins.