Notícias

28/12/2020 - Aplicativo Mapa da Leitura conecta leitores a bibliotecas comunitárias

24/12/2020
 
Aplicativo foi lançado pela Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC) e permite a interação entre entidades, voluntários e leitores.
 
Por: Mariana Lima

O aplicativo Mapa da Leitura permite que os leitores encontrem as bibliotecas comunitárias que estão espalhadas pelo Brasil.

A ferramenta permite que os usuários se cadastrem no aplicativo e encontrem bibliotecas próximas a sua localização. Além disso, possibilita que os usuários conheçam e mantenham contato virtualmente com espaços de leitura de diversas localidades.

Os usuários também têm a possibilidade de acessar o fórum do mapa e trocar experiências com as bibliotecas.

Já as bibliotecas comunitárias podem ingressar no aplicativo, cadastrar seu endereço, suas informações e atividades.

Um dos objetivos do Mapa da Leitura é dar visibilidade a essas bibliotecas, que funcionam como espaços de incentivo à leitura que entrelaçam saberes da educação e da cultura.

As bibliotecas comunitárias são criadas e mantidas por suas comunidades e os seus frequentadores são atuantes e participam ativamente nos processos de gestão e planejamento das ações.

O Mapa foi desenvolvido pela Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC), coletivo de bibliotecas comunitárias para a democratização do acesso ao livro, à leitura e à literatura e a promoção da leitura como um direito humano.

Para se cadastrar, clique aqui.


Fonte: OBSERVATORIO DO TERCEIRO SETOR
Voltar

Receba Informativos por E-mail

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades.