Notícias

27/08/2021 - Jovem cria ONG para ajudar crianças que têm pais na prisão nos EUA

26/08/2021
 
A Freedom Child Foundation oferece apoio a filhos com idade entre 5 e 17 anos que têm um ou ambos os pais encarcerados, assim como Wandjell Browning precisou durante a infância.
 
Por: Mariana Lima

Wandjell Browning tinha 8 anos quando viu seus pais serem presos e se lembra até hoje do que sentiu com essa abrupta separação. Na época, ela ficou em um abrigo junto com os três irmãos, até a avó conseguir a sua guarda. A forma mais comum de comunicação com os pais era por meio de cartas ou das raras ligações telefônicas e visitas.

Essa vivência a marcou profundamente e hoje, aos 25 anos, ela é uma das fundadoras e presidente da Freedom Child Foundation, uma instituição sem fins lucrativos que oferece apoio a filhos com idade entre 5 e 17 anos que têm um ou ambos os pais encarcerados.

Segundo o site da organização, criada em 2020, o objetivo é garantir que todas as crianças que desejam permanecer conectadas com seus pais tenham condições para isso – seja por meio de cartas, ligações ou visitas.

A ajuda envolve fornecer recursos para ligações, materiais de papelaria para cartas e transporte para visitas. Além disso, a fundação fornece apoio psicológico para contribuir com o bem-estar das crianças.


A vivência de Wandjell

Sob os cuidados da avó enquanto os pais cumpriam pena por problemas relacionados a drogas, a pequena Wandjell sonhava experimentar as viagens de verão que seus colegas costumavam descrever no início de cada ano escolar. Contudo, a primeira vez que participou de um acampamento de verão foi em uma prisão no estado de Illinois.

Quando tinha 10 anos, a garota participou de uma iniciativa que visava aproximar as mães presas e seus filhos. Foram três dias em que elas puderam assar marshmallows em fogueiras, nadar e trançar seus cabelos no ginásio da penitenciária e passear pelas redondezas.

A memória daquele acampamento de verão plantou em seu coração a semente para o trabalho que hoje desenvolve na Freedom Child Foundation.

Fonte: ECOA | UOL

Fonte: OBSERVATÓRIO DO TERCEIRO SETOR

 
Voltar

Receba Informativos por E-mail

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades.