Notícias

26/11/2020 - Em apenas um ano, quase 5 mil crianças foram assassinadas no Brasil

25/11/2020

Somente no ano passado, o Brasil teve ao menos 4.971 crianças e adolescentes mortos de forma violenta, segundo Anuário de Segurança Pública.
 
O Anuário de Segurança Pública 2020 mostra dados assustadores sobre a violência contra crianças e adolescente no Brasil. Somente no ano passado, o país teve ao menos 4.971 crianças e adolescentes mortos de forma violenta.

Os dados são referentes a 21 estados (AL, CE, DF, ES, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RO, RR, RS, SC, SE, SP e TO), que concentram 85% da população brasileira. É a primeira vez que o Fórum divulga os números, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Em maio de 2020, a morte de João Pedro Mattos, de 14 anos, durante operação policial em São Gonçalo (RJ), causou enorme comoção no país. Oito meses antes, em setembro de 2019, havia sido a morte por um tiro de Ágatha Vitória Sales Félix, de 8 anos, no Complexo do Alemão, que também chamou atenção na mídia e redes sociais. Em agosto de 2020, uma menina de 10 anos, vítima de violência sexual, foi exposta a um debate nacional ao tentar exercer o direito garantido por lei à interrupção da gravidez, resultado de um estupro do próprio tio.

Há muitas décadas, as crianças brasileiras vem sofrendo, mas nos últimos anos isso começou a chamar a atenção da grande mídia. Mesmo assim, os brasileiros estão longe de saber a realidade da infância no país. São 4,4 milhões de crianças vivendo na miséria.

Outro dado chama atenção do Anuário: os negros representam 75% das crianças e adolescentes de 0 a 19 anos vítimas de mortes violentas intencionais no Brasil. Em todas as faixas etárias, o número de vítimas negras é maior que o número de vítimas brancas.

A publicação também revelou outro dado triste, entre as vítimas de 0 a 9 anos, os principais tipos de crime são o homicídio e a lesão corporal seguida de morte.

Fonte: G1

Fonte:
OBSERVATORIO DO TERCEIRO SETOR

 
Voltar

Receba Informativos por E-mail

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades.