Notícias

26/10/2020 - Até o fim do ano, 15 milhões de pessoas devem passar fome no Brasil

23/10/2020
 
De acordo com a ONG ActionAid, o retorno ao Mapa da Fome deixa de ser uma ameaça para se tornar uma realidade.
 
Por: Isabela Alves

Até o fim de 2020, cerca de 15 milhões de pessoas devem passar fome no Brasil. A afirmação é do documento ‘Cinco fatores que aprofundam a fome no país’, divulgado pela ONG ActionAid.

Com isso, a instituição aponta que o retorno ao Mapa da Fome deixa de ser uma ameaça para se tornar uma realidade. 

Em 2017 e 2018, 5% da população brasileira passava o fome, o equivalente a cerca de 10 milhões de pessoas. Com a crise agravada pela pandemia, especialistas como o ex-diretor-geral da FAO José Graziano da Silva estimam que, agora em 2020, os números de insegurança alimentar grave chegariam a 6,6% da população brasileira, com cerca de 15 milhões de pessoas passando fome.

Para realizar o relatório, a ONG ActionAid realizou pesquisas em comunidades vulneráveis. Em Heliópolis, a maior comunidade de São Paulo, 68% das 711 famílias entrevistadas perderam alguma renda durante a pandemia. Além disso, 42% dessas famílias deixaram de fazer uma das três refeições diárias básicas por falta de recursos para comprar alimentos. 

Para a organização, o Brasil retrocedeu para a situação de pobreza por diversos fatores, como o desmonte das políticas públicas de Segurança Alimentar, a demolição da estrutura institucional de apoio a programas sociais, a alta dos preços de alimentos básicos e a redução do auxílio emergencial. 

Fonte: Hypeness


Fonte:
OBSERVATÓRIO DO TERCEIRTO SETOR
Voltar

Receba Informativos por E-mail

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades.