Notícias

22/08/2018 - 71% das vítimas de tráfico humano são mulheres e meninas

22/08/2018
 
Relatório ainda aponta que quase um terço das vítimas de tráfico de pessoas no mundo são crianças.
 
Segundo o Relatório Global sobre o Tráfico de Pessoas, elaborado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), 71% das vítimas de tráfico humano são mulheres e meninas. A maioria delas é traficada para casamento ou escravidão sexual, enquanto os homens são vítimas do trabalho forçado, principalmente para o setor de mineração, ou são obrigados a atuarem como soldados ou escravos.

Além disso, o levantamento destaca que quase um terço do total de vítimas (28%) de tráfico em todo o mundo são crianças. Nas regiões da África Subsaariana e na América Central e no Caribe, esta população compõe 62% e 64% das vítimas, respectivamente.


América do Sul

Na América do Sul, entre 2012 e 2014, 5.800 vítimas foram detectadas e a maior parte delas são mulheres (45%). Os homens são 15% das vítimas, as meninas são 29% e os meninos, 11%. As vítimas adultas foram detectadas com mais frequência em países como Argentina, Chile e Uruguai.

Mais da metade (57%) das 4.500 vítimas de tráfico foi recrutada para fins de exploração sexual e 29% foram traficadas para fins de trabalho forçado.


Brasil

No Brasil, por ano, há em torno de 3 mil vítimas de tráfico de pessoas. A maioria dessas pessoas é vítima, ainda, de delitos como trabalho análogo à escravidão e servidão forçada.


Investigações

O número de investigações é significativamente elevado na América do Sul: Argentina, Brasil, Equador, Peru e Bolívia registraram centenas de investigações. No entanto, menos da metade (46%) foi julgada e um terço do número de pessoas julgadas (28%) foi condenada. Para cada 100 pessoas oficialmente suspeitas ou investigadas pela polícia, 13 são condenadas por uma corte de primeira instância.


Fonte:
OBSERVATÓRIO DO TERCEIRO SETOR
Por:
Isabela Alves
Acesse aqui
 
Voltar

Receba Informativos por E-mail

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades.