Notícias

22/03/2023 - Síndrome de Down é tema de pesquisas do Instituto Pensi

22/03/2023
 
Comemorado em 21 de março, o Dia Mundial da Síndrome de Down busca conscientizar a população sobre os direitos das pessoas com a condição genética e garantir que esse grupo tenha acesso às mesmas oportunidades que toda a sociedade; para contribuir com a disseminação de conhecimento sobre o tema, o Instituto Pensi disponibiliza pesquisas em sua plataforma
 
Por Ana Clara Godoi

O Brasil possui cerca de 300 mil pessoas diagnosticadas com Síndrome de Down, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para conscientizar a população global e garantir que esse grupo tenha acesso às mesmas oportunidades que as outras pessoas, é comemorado o Dia Mundial da Síndrome de Down em 21 de março.

A Síndrome de Down é uma alteração genética causada pela trissomia do cromossomo 21 – a pessoa acometida pela condição tem um cromossomo 21 a mais que as outras pessoas. No passado, as pessoas com Síndrome de Down eram excluídas da sociedade e limitadas em suas oportunidades de educação e trabalho. Hoje, a maioria das pessoas desse grupo tem uma expectativa de vida normal e pode levar uma vida plena e produtiva. No entanto, a condição pode apresentar alguns desafios principalmente em relação ao desenvolvimento cognitivo.

Crianças com Síndrome de Down geralmente são menores em tamanho e tem desenvolvimento físico, mental e intelectual mais lento do que outras crianças da mesma idade. Para o Dr. Carlos Takeushi, neurologista do Instituto PENSI, a integração social e habilitação dessas pessoas é fundamental para que elas levem uma vida independente no futuro. “São necessários terapeutas capacitados para proporcionar um desenvolvimento adequado. Estimulação precoce e programas individualizados proporcionam melhor desenvolvimento”.

Também é comum que crianças com a alteração genética desenvolvam algumas comorbidades, como distúrbio de visão, imunodeficiência, obesidade, perda de audição, hipotireoidismo e cardiopatia congênita. O neurologista recomenda que pais e responsáveis levem seus recém-nascidos com diagnóstico para a realização de hemograma, função tireoideana, ecocardiograma e pesquisa de malformações gastrointestinais.

“Existe a possibilidade de diagnóstico pré-natal, o que implica num preparo da família já antes do nascimento da criança, como por exemplo, referenciar para centros especializados em medicina fetal desde diagnóstico no pré-natal”.

O Instituto PENSI realiza pesquisas na área de saúde infantil, visando disseminar conhecimento aos pais, profissionais da saúde e educadores. A Síndrome de Down foi destaque no 4º e 5º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil, eventos em que médicos e pesquisadores discutiram sobre o desenvolvimento cognitivo desse grupo, oportunidades e barreiras para o planejamento e execução de estudos translacionais, sono e desenvolvimento na criança com Síndrome de Down, o que se sabe sobre Covid-19 em pessoas com a síndrome e as melhores e mais recentes pesquisas da área. Os conteúdos estão disponíveis no formato EAD por R$ 150 e R$ 50, respectivamente. Também está disponível, de forma gratuita, um webinar sobre riscos da Covid-19 para crianças com necessidades específicas.

Todas as ações do Instituto PENSI contribuem para o ODS 3, meta da Agenda 2030 da ONU que promove a saúde e o bem-estar de toda a população.


Fonte:
OBSERVATÓRIO DO TERCEIRO SETOR
Voltar

Receba Informativos por E-mail

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades.