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17/08/2020 - Campanha Por Vidas combate os efeitos negativos da pandemia

17/08/2020
 
A Campanha Por Vidas vai apoiar cinco organizações da sociedade civil, uma de cada região do país, no combate aos impactos negativos da pandemia em populações vulneráveis.
 
Por: Júlia Pereira

Diversos impactos estão sendo sentidos pela população desde o início da pandemia de Covid-19. Porém, os efeitos têm intensidades diferentes em cada grupo social e aqueles em situação de vulnerabilidade são as maiores vítimas.

Pensando nisso, um grupo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) criou a Campanha Por Vidas, uma campanha de arrecadação itinerante que irá apoiar cinco organizações da sociedade civil (OSCs), uma de cada região do país, no combate aos impactos negativos causados pela pandemia em populações em situação de vulnerabilidade.

A campanha focará em organizações que necessitam de apoio na captação de recursos para o atendimento emergencial da demanda reprimida em uma comunidade ou região, como na entrega de cestas básicas, kits de higiene e limpeza, kits gestante, gás de cozinha e roupas e cobertores.

A contribuição acontece por meio da destinação de recursos arrecadados com campanhas de financiamento coletivo online, estruturadas e executadas pela equipe da iniciativa.

As ações da Campanha Por Vidas terão duração de um mês em cada região, de agosto a dezembro de 2020:

Agosto: Sul;

Setembro: Sudeste;

Outubro: Nordeste;

Novembro: Norte;

Dezembro: Centro-Oeste.

Em cada uma das regiões, serão seguidas as etapas:

1- Busca e seleção de organizações da sociedade civil (OSCs) alinhadas aos objetivos e critérios da campanha;

2- Preparação para a campanha, como com coleta de informações sobre a OSC, atualização da plataforma, criação dos materiais de divulgação e prospecção de parceiros;

3- Campanha de arrecadação online;

4- Pós-campanha com o acompanhamento do uso dos recursos e repasse das arrecadações para as organizações, por meio do recibo de transferência e comprovante(s) da destinação do recurso.


Seleção das organizações participantes

As organizações que desejam ser beneficiadas devem estar alinhadas às prioridades da campanha:

1- Público atendido: Populações e grupos em situação de vulnerabilidade social e econômica;

2- Capilaridade do atendimento: Quantas pessoas essa OSC atende com seu trabalho e qual é a demanda real de atendimento;

3- Foco da atuação: Preferencialmente aquelas que estejam no momento atendendo a necessidades básicas agravadas com a pandemia de Covid-19;

4- Necessidade: Prioridade às organizações em que o apoio da campanha seja essencial na captação de recursos.

Além de estruturar e executar a campanha, a equipe também vai prestar apoio na divulgação, por meio de organizações do terceiro setor e empresas que tenham grande alcance de público; apoio financeiro com contribuições às campanhas de arrecadação, buscadas principalmente com empresas privadas; e apoio em conteúdo e capacitações que apoiem a estruturação e funcionamento das organizações.

Para saber mais, acesse os perfis da campanha nas redes sociais (Facebook e Instagram) ou envie um e-mail para campanhaporvidas@gmail.com.


Fonte:
OBSERVATÓRIO
DO TERCEIRO SETOR
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