Notícias

16/11/2021 - Bairro da periferia de São Paulo recebe lançamento de minidocumentário

16/11/2021

No dia 20 de novembro, a comunidade da Vila Nova Jaguaré receberá a estreia de minidocumentário sobre as intervenções de educação não formal feitas pela Associação Aquarela no local
 
Por: Juliana Lima

A Vila Nova Jaguaré está localizada na zona oeste de São Paulo, sendo considerada uma das favelas mais antigas da cidade. Com cerca de 12 mil habitantes, a comunidade ainda carece de oportunidades sociais e culturais. Para reduzir essa falta, a Associação Aquarela atua no território há 25 anos, e fará o lançamento oficial de um minidocumentário na comunidade no dia 20 de novembro.

O filme ‘Isso é um documentário ou uma poesia?‘ fala sobre as intervenções de educação não formal realizadas pela Associação Aquarela na comunidade durante a pandemia, e que beneficiaram cerca de 120 famílias.

Entre os temas abordados estão a criação artístico-pedagógica de meninos e meninas da comunidade, as adaptações realizadas pela equipe pedagógica da Associação Aquarela diante da nova realidade imposta pela pandemia, e o uso da tecnologia e reverberações individuais e coletivas.

Segundo a própria organização, a obra “costura depoimentos, animações e imagens documentais, construindo um registro audiovisual que alterna a abordagem realista e a do realismo fantástico”.

O minidocumentário foi viabilizado pelo edital ProAc – Nº 33/2020 – Manutenção e Ampliação de Atividades Realizadas por Grupos, Entidades, Associações, Coletivos e Empresas Culturais de Favelas e Comunidades no Estado de São Paulo.

No dia 20 de novembro, às 18 horas, os muros da Vila Nova Jaguaré serão transformados em tela para receber a estreia do minidocumentário. Simultaneamente, o filme também será lançado no canal do YouTube da Associação Aquarela.


Fonte:
OBSERVATÓRIO DO TERCEIRO SETOR
 
Voltar

Receba Informativos por E-mail

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades.