Notícias

14/01/2020 - Crueldade histórica: 60% dos negros traficados para o Brasil eram crianças

13/01/2020
 
Dado é referente aos últimos 15 anos do período escravocrata no Brasil; estima-se que mais de 5 milhões de pessoas negras tenham sido trazidas para o país para serem escravizadas.
 

A escravidão foi adotada no Brasil desde o período colonial até pouco antes do final do Império. O período é marcado principalmente pela exploração da mão de obra de negros trazidos da África e transformados em escravos no Brasil pelos europeus colonizadores do país.

No total, barcos com bandeira de Portugal/ Brasil chegaram a transportar cerca de 5,8 milhões de escravizados, ficando em primeiro lugar em número de pessoas trazidas para serem comercializadas nas Américas.

Em segundo lugar, estão os barcos do Reino Unido, com 3,3 milhões de escravizados, especialmente com destino à Jamaica.

As informações são do site Slave Voyages, que mostra dados sobre a escravidão, principalmente nas Américas.

Os números mostram que houve um forte aumento na quantidade de escravos crianças, perto do fim do período da escravidão. Nos 200 anos anteriores a 1841, por exemplo, a proporção de crianças nos navios negreiros foi de 7,6%. Nos últimos 15 anos deste período, o índice saltou para 59,5%.

“No período ilegal do tráfico (a partir de 1831), era mais fácil para o traficante deslocar uma grande quantidade de escravos de uma região para outra se fossem crianças, já que havia entre elas menor resistência à escravidão”, explica o historiador Daniel da Silva.

A estimativa atual aponta que 45% dos escravos em direção à América vinham para o Brasil. Isso significa 5,5 milhões de negros trazidos à força para o país. Segundo os cálculos, 12% deles não desembarcaram no país. Mais de 660 mil morreram antes do fim da viagem.

Fonte: UOL

Fonte: OBSERVATÓRIO DO TERCEIRO SETOR
Por: Maria Fernanda Garcia
Voltar

Receba Informativos por E-mail

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades.