Notícias

13/01/2023 - Organização usa garrafas PET para levar energia solar às comunidades

11/01/2023

A Litro de Luz ilumina comunidades nas cinco regiões do Brasil através de energia solar e matérias sustentáveis, como garrafa PET e cano PVC; saiba como cadastrar sua comunidade no projeto.
 
Por Ana Clara Godoi

O Brasil não alcançou nenhuma das cinco metas propostas pela Agenda 2030 da ONU em relação a promoção do acesso à energia limpa e sustentável, segundo o Relatório Luz de 2022. Em contrapartida ao dado, existem organizações da sociedade civil que trabalham para democratizar e ampliar o uso da energia limpa – uma delas é a Litro de Luz.

A Litro de Luz utiliza materiais sustentáveis, como cano PVC e garrafa PET, para levar iluminação à base de energia solar para comunidades que não têm acesso à energia elétrica. A organização conta com cerca de 200 voluntários atuando nas cinco regiões do Brasil. Ao todo, já foram iluminadas 130 comunidades pelo país.

O projeto desenvolve três tipos de tecnologias de iluminação: um dispositivo portátil para iluminação interna, um poste para iluminação fixa nas ruas e luminárias para espaços de convivência utilizados no período noturno. Para Tayane Belem, gerente de Marketing e Parcerias da Litro de Luz, garantir a iluminação das comunidades é um ato de grande importância. “Com a iluminação os moradores conseguem ter acesso à diversas outras coisas, como estudar a noite, chegar nas suas casas em segurança e até mesmo produzir artesanatos para complementar a renda”.

A Litro de Luz possui um banco nacional de comunidades cadastradas. As comunidades são escolhidas de acordo com sua localização ou por estratégia da empresa parceira que irá contribuir para a ação. Os voluntários recebem um treinamento para instalar, replicar e fazer a manutenção da tecnologia. Assim, pessoas da própria comunidade contemplada podem participar da intervenção, contribuindo para o bem-estar de seus vizinhos e familiares.

“Nos sentimos com uma gratidão imensa de participar de mais um momento especial. Saímos de cada comunidade levando muitas histórias e aprendizados e amigos queridos que fazemos por lá. Eu já participei de ação de iluminação em diversas comunidades e uma das experiências mais gratificantes foi ter participado de uma ação de iluminação em comunidades ribeirinhas na Amazônia”.

É possível realizar o pré-cadastro de sua comunidade por meio do formulário no link. As atividades da Litro de Luz estão alinhadas ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7, que diz respeito a energia acessível e limpa.


Fonte: OBSERVATÓRIO DO TERCEIRO SETOR




 
Voltar

Receba Informativos por E-mail

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades.