Notícias

11/04/2023 - Combate às desigualdades é destaque no Congresso GIFE 2023

11/04/2023
 
A edição de 2023 do Congresso GIFE contará com o apoio da Fundação José Luiz Egydio Setúbal para discutir a importância da produção de conhecimento para o combate às desigualdades
 
Por Ana Clara Godoi

Com o tema “Desafiando Estruturas de Desigualdades”, o Congresso GIFE acontecerá entre os dias 12 e 14 de abril no Memorial da América Latina, em São Paulo. Estarão reunidas lideranças do setor, dirigentes de organizações da sociedade civil, acadêmicos, consultores e representantes de governos com o objetivo de qualificar e articular o investimento social privado no país.

O encontro de investimento social privado tem programação composta por cinco trilhas temáticas: Democracia, Combate à fome e à miséria, Equidade racial, Fortalecimento da sociedade civil e Justiça climática. Ao todo, a programação conta com mais de 20 mesas simultâneas e atividades. São 121 palestrantes confirmados, entre eles a ministra de Igualdade Racial, Anielle Franco, o secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ariel de Castro Alves, e a diretora executiva do Movimento Bem Maior, Carola Matarazzo.

Um dos destaques do Congresso é a mesa de Conhecimento, liderada pelo Observatório do ISP, que se propõe a apresentar as diferentes estratégias de fomento, produção e disseminação de conhecimento já existentes, além de refletir sobre o papel que a produção de conhecimento tem para enfrentar as estruturas de desigualdades.
 
Entre os palestrantes está o coordenador do Núcleo de Pesquisa em Filantropia da Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES), Marcos Paulo. Para Márcia Woods, assessora e responsável pelo advocacy da FJLES, o tema dessa edição convidada a sociedade a revisitar suas práticas. “O congresso é o momento de debate e reflexão para o campo do investimento social e filantropia. Também é um momento de troca, articulação e confraternização entre os atores do campo, que fomenta maior colaboração. Muito importante para enfrentarmos os enormes desafios do país”, afirma.

A FJLES é uma apoiadora institucional do GIFE. O Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE) é uma plataforma de fortalecimento da filantropia e do investimento social privado que, há mais de 27 anos, promove espaços de diálogo e colaboração entre as organizações. Também produz e compartilha conhecimento a partir de pesquisas, análises e debates, buscando referências inovadoras para o constante aprimoramento da atuação dos associados e para o fortalecimento do setor.

Por sua vez, a FJLES é uma entidade do terceiro setor que produz e divulga conhecimento científico sobre saúde infantil, e promove ações que visam garantir os direitos humanos das crianças e adolescentes. A atuação da FJLES contribui diretamente para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 e 10, metas da Agenda 2030 da ONU que promovem respectivamente saúde e bem-estar e a redução das desigualdades.


Fonte: OBSERVATÓRIO DO TERCEIRO SETOR



 
 
Voltar

Receba Informativos por E-mail

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades.