Notícias

10/04/2020 - 34,6 mil crianças e jovens vivem em casas de acolhimento no Brasil

13/04/2020
 
Deste total, apenas 4,9 mil estão disponíveis para adoção, e 2,4 mil em processo de adoção.
 
Por: Isabela Alves

No Brasil, existem 34,6 mil crianças e adolescentes que vivem em casas de acolhimento e instituições públicas. Deste total, apenas 4,9 mil estão disponíveis para adoção, e 2,4 mil em processo de adoção. E existem 36,7 mil pessoas na fila de espera para adotar uma criança.

Os dados foram divulgados pelo  Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA). O SNA, criado a partir da junção do Cadastro Nacional de Adoção (CNA) e do Cadastro Nacional de Crianças Acolhidas (CNCA), surgiu no ano passado e visa registrar os dados sobre adoção no país. 

O Sudeste é a região com mais crianças acolhidas (com 16,7 mil), seguido do Sul (7,9 mil), Nordeste (5 mil), Centro-Oeste (2,7 mil) e Norte (2,1 mil).

É válido ressaltar que o CNJ permite que os cidadãos acompanhem o processo de adoção por completo pela internet. Por meio dele, os interessados poderão consultar a quantidade de crianças e adolescentes aptas para a adoção em cada estado, município e comarca desejados.


Fonte:
OBSERVATÓRIO DO TERCEIRO SETOR
Voltar

Receba Informativos por E-mail

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades.