Notícias

28/09/2022 - Instituto Pró-Saber aquece a economia circular em Paraisópolis

27/09/2022
 
 No Brasil, procura por peças de segunda mão cresceram 527% entre os primeiros semestres de 2019 e 2022. O Instituto Pró-Saber SP faz parte desse movimento; a organização do Terceiro Setor que leva leitura e brincadeiras para a comunidade de Paraisópolis, também tem um brechó que vem atraindo os moradores a comprar roupas por valores acessíveis.
 
Por Iara de Andrade

Uma pesquisa feita pelo Google identificou que, entre os primeiros semestres de 2019 e 2022, procura por peças de segunda mão cresceram 527% no país. Uma das razões para explicar esse crescimento são os preços mais em conta.

A questão da sustentabilidade que envolve esse nicho também é levada em conta. Para alguns clientes, adquirir peças usadas é uma forma de reutilizar mercadorias e colaborar com um consumo consciente, evitando o desperdício.

Instituto Pró-Saber SP também faz parte desse movimento. A organização social que leva leitura e brincadeiras para a comunidade de Paraisópolis, também tem um brechó que vem atraindo os moradores a comprar roupas por valores acessíveis.

Lá, é possível adquirir peças de segunda mão, de marcas variadas, por menos de R$20,00. As roupas chegam através de doações de empresas e parceiros e todo o valor adquirido com as vendas é revertido em materiais e infraestrutura para a biblioteca infanto-juvenil da entidade.

“Nós poderíamos fazer esse bazar em um bairro de classe média alta e cobrar altos valores pelas peças para ter mais caixa, mas essa não é nossa intenção. Nosso projeto é em Paraisópolis, portanto, nós queremos que a própria comunidade ajude a financiar o que fazemos aqui, e de quebra, possa ter acesso à produtos de alta qualidade. É uma forma de economia circular pensada para esse território”, conta Maria Cecilia Lins, fundadora do Pró-Saber.

Instituto Pró-Saber SP é uma organização civil sem fins lucrativos que tem a missão de fortalecer a educação integral de crianças brasileiras por meio de experiências de leitura e brincadeira, transformando suas famílias e comunidades. Desde 2003, a instituição já impactou a vida de mais de 10 mil crianças e jovens.

Acompanhe o trabalho dessa entidade do Terceiro Setor.


Fonte: OBSERVATÓRIO DO TERCEIRO SETOR



 
Voltar

Receba Informativos por E-mail

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades.