Notícias

20/12/2023 - Ferramenta auxilia professores na seleção de conteúdos trabalhados em aula

20/12/2023
 
Por meio da Calculadora SAEB, professores podem identificar quais conteúdos precisam ser trabalhados ou reforçados em sala de aula; a ferramenta faz parte do Projeto SAEB, desenvolvimento pela ONG Parceiros da Educação
 
Da Redação

Quatro em cada dez alunos de escola pública enfrentam dificuldade para evoluir no processo de alfabetização, é o que mostra uma pesquisa realizada pelo Datafolha, a pedido da Fundação Lemann, Itáu Social e BID. Com objetivo de contribuir para a aprendizagem e identificar as defasagens, a Parceiros da Educação, junto às regionais de ensino do estado de São Paulo, desenvolveu o Projeto SAEB.

Os alunos de escolas públicas e privadas são avaliados pelo Sistema de Avaliação de Educação Básica, o SAEB. O projeto, por sua vez, foi criado para ajudá-los na preparação para a avaliação. São disponibilizados material didático específico, calculadora SAEB, formações para professores e um simulado impresso por meio do Programa Minha Escola é Nota 10, que chegou a 1,3 milhões de alunos da rede paulista como “Prepara SP Reforço”.

“Disponibilizamos simulados impressos, para que os estudantes pudessem se preparar e vivenciar os procedimentos da aplicação da avaliação externa. Isso foi muito importante para trazer mais tranquilidade no momento da aplicação oficial, visto que esses já passaram por um processo semelhante, considerando, por exemplo, o tempo extenso da avaliação e o preenchimento do gabarito”, explica Camila Taira, coordenadora do programa.

Um dos destaques do projeto é a calculadora SAEB. A ferramenta foi disponibilizada para os profissionais das regionais parceiras e suas escolas, com o intuito de apoiar os professores na compreensão das notas de proficiência do SAEB e identificar quais conteúdos seriam importantes de retomar ou aprofundar.
 
“Os estudantes são beneficiados à medida que o professor consegue identificar melhor o que eles ainda não aprenderam e o que ainda precisam aprender, possibilitando um maior engajamento das crianças e adolescentes na sua aprendizagem”.

O Projeto SAEB contribui para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4, meta da Agenda 2030 da ONU que promove educação de qualidade para todos.


Fonte: OBSERVATÓRIO DO TERCEIRO SETOR




 
Voltar

Receba Informativos por E-mail

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades.