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18/05/2022 - Campanha alerta sobre a subnotificação de violência sexual infantojuvenil

17/05/2022
 
Childhood Brasil lança campanha #Cadêos90 para alertar sobre subnotificação de violência sexual infantojuvenil. Estima-se que apenas 10% dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes sejam denunciados no país.
 
Por Juliana Lima

O dia 18 de maio marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. E para chamar a atenção para a data, a organização Childhood Brasil está lançando uma campanha para alertar sobre a subnotificação de casos de violência sexual infantojuvenil e a importância de discutir e tirar o tema da invisibilidade.

Segundo dados da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, vinculada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, foram registradas 18.681 denúncias em 2021. E apenas nos primeiros meses de 2022, já foram contabilizadas 4.486 denúncias.

Segundo a Childhood Brasil, no entanto, as estimativas são de que apenas 10% dos casos de violência sexual infantojuvenil sejam, de fato, denunciados. Sendo assim, o mote da campanha será a hashtag #Cadêos90, que será utilizada nas redes sociais com apoio de influenciadores.

Além disso, a organização fará projeções de frases na parede de um prédio, localizado na Rua Paula Nery, no bairro da Vila Mariana, em São Paulo. A ideia é usar mensagens provocativas como, por exemplo, “Violência sexual contra crianças e adolescentes: pra acabar, é preciso saber” e “No Brasil, a cada hora 4 crianças ou adolescentes sofrem violência sexual”.

“Uma parte importante do problema da violência sexual contra crianças e adolescentes é a falta de dados. O que sabemos é que as estatísticas oficiais são apenas a ponta do iceberg, já que é estimado que só 10% dos casos chegam a ser denunciados às autoridades. O Dia Nacional é uma excelente oportunidade de fazer a pergunta: cadê os 90%?”, ressalta Laís Peretto, diretora executiva da Childhood Brasil.

Após a data, a projeção será transformada em um vídeo curto e ficará disponível no perfil do Instagram e na página do YouTube da Childhood Brasil.


Fonte: OBSERVATÓRIO DO TERCEIRO SETOR

 
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