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Campanha de Esclarecimentos e Prevenção ao Trabalho Infantil

Em agosto de 2012 a Fundação Projeto Travessia lançou a Campanha de Prevenção ao Trabalho Infantil nas ruas do centro de São Paulo. O objetivo é refletir, juntamente com a população que frequenta esta região, que comprar produtos de crianças e adolescentes ou fornecer dinheiro nos espaços da rua não é uma atitude saudável.
 
A Fundação Projeto Travessia foi criada no ano de 1995 e tem como missão defender e garantir os direitos das crianças e adolescentes em situação de risco, visando a melhoria da qualidade de vida e o exercício da cidadania. Durante esses anos chegou a atender, entre beneficiários diretos e indiretos, mais de 13.700 crianças, adolescentes e familiares em situação de risco social e pessoal.
 
Esta campanha é o resultado de uma reflexão do PER – Programa de Educação na Rua – da Fundação Projeto Travessia, em que se observou a necessidade de uma ação conjunta com os comerciantes da região central da cidade de São Paulo, que proponha uma mudança de hábitos por parte da população que frequenta estes locais, seja trabalhador ou transeunte, que costuma comprar ou utilizar os serviços de crianças e adolescentes, muitas vezes até com a intenção de ajudá-los.
 
A Fundação acredita que comprar produtos de crianças e adolescentes os mantém nas ruas, atrai novos para esta situação, e mais grave ainda, condena estes cidadãos de tenra idade a terem como opção de futuro a permanência nas ruas.
 
A campanha foi composta por quatro etapas:
- A 1ª etapa foi o mapeamento e cartografia do Trabalho Infantil na região central (Sé, República, e Anhangabaú) de São Paulo. Nesta observação constatou-se 106 pessoas envolvidas com o trabalho infantil, sendo 65 crianças, 11 adolescentes e 30 adultos. Das pessoas observadas até os 18 anos, a predominância era de crianças de 7 a 11 anos de idade. O número de meninos em situação de trabalho infantil é superior ao de meninas (62% masculino e 38% feminino).

- A 2ª etapa foi a elaboração de material informativo e identidade visual da campanha: criação de símbolos, banners, folders, adesivos e certificado de adesão.

- A 3ª etapa consiste na divulgação e realização da Campanha, através de visitas aos estabelecimentos comerciais para esclarecimento do assunto e distribuição do material publicitário; abordagens à população; e presença pedagógica nos pontos mapeados.

- Na 4ª etapa será realizado um Seminário pautando a problemática do trabalho infantil, previsto para o final de 2013.
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