Notícias

29/07/2020 - Professora cria projeto de arte marginal para discutir realidade dos alunos

29/07/2020
 
A professora cearense Tuyra Maria da Cruz é uma das concorrentes da premiação ‘Educador Nota 10’, com projeto que combina arte, literatura e música para dialogar com os alunos.

Por: Mariana Lima

A professora Tuyra Maria da Cruz Andrade, de 28 anos, queria fazer com que seus alunos do ensino médio se identificassem com o ambiente escolar e aprendessem sobre a potência das manifestações culturais periféricas comuns na região em que vivem.

Foi com esses objetivos em mente que ela promoveu a criação da disciplina eletiva de Literatura Marginal e Música na Escola de Ensino Médio em tempo integral Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, localizada no bairro Montese, em Fortaleza (CE).

Através da disciplina, a professora promove discussões sobre a realidade dos alunos, estimula a produção de poesias e incentiva o pensamento crítico e a expressão.

O desenvolvimento deste trabalho levou Tuyra a ficar entre os 50 finalistas do Prêmio ‘Educador Nota 10‘ de 2020, premiação que reúne professores de todo o país com projetos educacionais inovadores.

Os educadores classificados precisam ter criado iniciativas que levem em conta a equidade e inclusão, contribuindo para a formação dos alunos dentro da Base Nacional Comum Curricular e que possam ser reproduzidas em outros contextos educacionais.

Antes da pandemia, as aulas de Tuyra ocorriam semanalmente fora do ambiente da sala de aula, geralmente em locais abertos, como o pátio da escola. Os alunos formavam uma roda para começar a fazer a leitura de textos sobre diversas temáticas. Após a leitura, havia uma discussão com livre participação dos estudantes.

Apresentações musicais de rap, reggae e funk também ocorriam no espaço. A motivação para o surgimento da iniciativa veio da observação da professora, que sempre encontrava os alunos em bailes de reggae, em batalhas de rap e poesia que frequentavam no tempo livre.

Os encontros também recebiam convidados especiais envolvidos com a produção cultural na periferia, teatro de rua e coletivos de poesia. Nestes dias, a turma de 40 alunos dobrava com a participação de estudantes de outras turmas.

Os alunos de Tuyra já estão levando os aprendizados da disciplina para ambientes externos. Um deles ganhou batalhas de MC’s e uma aluna foi convidada para participar de um evento de Slam em São Paulo.


O Prêmio

Entre os 50 concorrentes classificados serão escolhidos os 10 vencedores que receberão um vale-presente de R$ 15 mil. Entre os 10 selecionados será escolhido o Educador do Ano. Além das premiações individuais, a escola em que o professor atua recebe uma verba para celebração. O resultado deve ser revelado ainda neste ano.

A premiação vem sendo realizada desde 1998 pela Fundação Victor Civita em parceria com a editora Abril e a Fundação Roberto Marinho.

Fonte: Diário do Nordeste


Fonte: OBSERVATÓRIO DO TERCEIRO SETOR
 
Voltar

Receba Informativos por E-mail

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades.