Notícias

19/07/2022 - Pessoas que passam fome no país supera a população inteira da Venezuela

18/07/2022
 
Mais de 33 milhões de pessoas passam fome no Brasil, número superior à população inteira da Venezuela com 29,5 milhões de habitantes.
 
Há alguns anos ouvimos que um dos temores dos brasileiros era que o país virasse uma Venezuela. Infelizmente nossos números mostram que estamos pior que nosso país vizinho. Atualmente, mais de 33 milhões de pessoas passam fome no Brasil, número superior à população inteira da Venezuela com 29.503 milhões de habitantes em 2022. Superando os famintos do Brasil em 3 milhões a mais que a população inteira da Venezuela.

Os dados são do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN).

O levantamento mostra que o Brasil tem cerca de 33,1 milhões de pessoas passando fome, quase o dobro do número de pessoas em situação de fome estimado em 2020. Em números absolutos, são 14 milhões de pessoas a mais passando fome no país.

Os números e levantamentos realizados só mostram a triste realidade enfrentada pelos brasileiros. Segundo outro levantamento feito pela Rede Penssan63% das famílias chefiadas por mulheres estão em situação de insegurança alimentar.

Insegurança alimentar é a falta de disponibilidade e acesso das pessoas aos alimentos. Uma casa é considerada como tendo segurança alimentar quando seus ocupantes não vivem com fome ou sob o medo de inanição.

Milhões de brasileiros não tendo condições de comprar alimentos para suas famílias estão comendo ossos e gordura doados por açougues. Outros precisam disputar comida nos lixões com ratos.

“O país regrediu para um patamar equivalente ao da década de 1990”, destacou a rede PENSSAN ao divulgar o resultado onde mostra que mais de 33 milhões de pessoas passam fome no país. O levantamento anterior havia apontado que o cenário da fome no Brasil remontava ao que era observado em 2004.

 
Fonte: OBSERVATÓRIO DO TERCEIRO SETOR
Voltar

Receba Informativos por E-mail

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades.