Notícias

17/08/2021 - Lista: 5 ONGs que democratizam a informação sobre o 3º Setor no Brasil

17/08/2021
 
Nesta lista, reunimos cinco instituições que democratizam a informação, promovem capacitações e eventos sobre o terceiro setor no Brasil.

Por: Isabela Alves

O Terceiro Setor é composto por organizações privadas sem fins lucrativos e de interesse público, as chamadas organizações da sociedade civil (OSCs).

Atualmente, no Brasil, existem 781,9 mil OSCs. São organizações que atuam em áreas como saúde, educação e assistência social, ajudando a preencher lacunas deixadas pelo Poder Público.

Nesta lista, reunimos cinco instituições que democratizam a informação, promovem capacitações e eventos sobre o terceiro setor no Brasil. Confira: 


1. Observatório do Terceiro Setor

O Observatório do Terceiro Setor é uma agência brasileira de conteúdo multimídia com foco nas temáticas sociais e nos direitos humanos. A organização conta com programas de rádio e está presente nas plataformas digitais para divulgar as notícias das organizações da sociedade civil.

Em 2018 e 2019, o Observatório promoveu, em parceria com a Fundação Salvador Arena, o Ciclo de Palestras ‘Profissionalizar para Transformar o Terceiro Setor’, com palestras de áreas como captação de recursos, direito, gestão e comunicação. Todo o conteúdo está disponível de maneira gratuita no site do Observatório.

Além disso, a organização realiza campanhas em prol dos direitos humanos, como a Direitos Humanos São Direitos de Todos, Eu Me Importo, Intolerância e Observatório em Movimento.   


2. Escola Aberta do Terceiro Setor

A Escola Aberta do Terceiro Setor é uma plataforma que promove cursos gratuitos e informa o público por meio de notícias e artigos sobre o terceiro no Brasil.

A iniciativa tem o objetivo de ser um espaço de formação para que os agentes do Terceiro Setor possam trabalhar melhor com as suas demandas sociais e saibam estabelecer uma boa comunicação com o Estado e o Mercado. 

Na plataforma, é possível se inscrever para receber uma Newsletter com informações sobre o terceiro setor via e-mail. 


3. Rede Filantropia

A Rede Filantropia promove conteúdos gratuitos sobre gestão, agenda de eventos e notícias do Terceiro Setor.     

A Rede Filantropia também é a responsável por promover o Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica (FIFE), o maior evento sobre gestão sobre o terceiro setor no Brasil. 

Neste ano, o evento será totalmente online e as inscrições irão até o dia 31 de agosto. Serão quatro dias de palestras e debates sobre os principais temas de gestão das OSCs, com palestrantes nacionais e internacionais. Os integrantes da Filantropia pagam R$ 700 à vista e o valor normal é de R$ 1.400 à vista. 


4. IDIS

O Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) promove apoio técnico ao investidor social, com o objetivo de ampliar o investimento social privado e seu impacto. 

O IDIS também promove consultorias e projetos que fortalecem o ecossistema da filantropia estratégica e da cultura de doação. Além disso, divulga pesquisas como a Doação Brasil e o World Giving Index


5. ABCR

A Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) é uma instituição que busca desenvolver e qualificar a atividade de captação de recursos no Brasil.

Composta por mais de 400 membros captadores de recursos, a iniciativa também busca criar uma ampla rede nacional e fortalecer laços entre os profissionais que atuam na área. 

Todos os anos, a organização promove o Festival ABCR, a maior conferência de captação de recursos da América Latina.

Agora na pandemia de Covid-19, a ABCR criou o Monitor das Doações da Covid-19. A página reúne os valores de doações anunciadas publicamente por empresas, fundações, indivíduos e campanhas de financiamento coletivo. O montante é atualizado todos os dias pela entidade.


Fonte: OBSERVATÓRIO DO TERCEIRO SETOR





 
Voltar

Receba Informativos por E-mail

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades.