Notícias

14/04/2021 - 25% das mulheres maiores de 15 anos são vítimas de violência no mundo

12/04/2021

Dados da OMS indicam que 736 milhões de mulheres já sofreram violência física ou sexual por um parceiro ou alguém próximo no mundo.
 
Por: Mariana Lima

A violência entra cada vez mais cedo na vida de mulheres e meninas pelo planeta. Um novo estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) revela que 25% das adolescentes e jovens, de 15 a 24 anos, já foram vítimas da violência de gênero.

O relatório ‘Estimativas Globais, Regionais e Nacionais sobre Violência de Parceiros Próximos a Mulheres e Estimativas Globais e Regionais de Violência Sexual advinda de Não-Parceiros’ aponta que, apesar dos esforços de governos e sociedade civil, o número global de mulheres vítimas da violência não apresenta melhoras na última década.

E o agressor, na maior parte dos casos, está por perto: são parceiros ou pessoas conhecidas da vítima. Dos 736 milhões de mulheres vítimas da violência, 641 milhões foram agredidas pelo parceiro íntimo.

Os dados da OMS, em parceria com um grupo de trabalho da ONU, relatam coletas de 2000 a 2018 e atualizam informações de 2013. Os resultados ainda não incluem a situação agravada com a pandemia da Covid-19.

A violência contra as mulheres é maior em países de renda baixa e média-baixa. 37% das cidadãs, entre 15 e 49 anos, em nações pobres sofreram violência física ou sexual de um parceiro. E em algumas países, este número sobe para a metade.

As regiões da Oceania, Sul da Ásia e África Subsaariana tiveram as maiores taxas entre mulheres de 15 a 49 anos.

Na contramão, com os menores índices, estão a Europa (de 16% a 23%), Ásia Central (18%), Ásia Oriental (com 20%) e Sudeste da Ásia (21%). Já na América Latina e Caribe e na América do Norte, a taxa é de 25%.

Fonte: ONU News Brasil


Fonte: OBSERVATÓRIO DO TERCEIRO SETOR
 
Voltar

Receba Informativos por E-mail

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades.