Notícias

12/07/2021 - Documentário ‘Fome da Quebrada’ mostra escassez na periferia

12/07/2021
 
Documentário retrata o dia a dia das famílias que residem nas comunidades do Jardim Ibirapuera, em São Paulo, com o objetivo de conscientizar o poder público e reunir doações.
 
Por: Mariana Lima

Durante a pandemia, o produtor cultural Rick Lima viu sua família e mais de 4,2 mil moradores das comunidades do Jardim Ibirapuera – Favela da Felicidade, Erundina, Pinhal Velho, São Francisco de Assis e Macedônia –, em São Paulo, serem impactados pela escassez de alimentos.

Desempregado desde o início da pandemia, Lima resolveu registrar o dia a dia da fome na periferia, com base na realidade vivida por ele e seus vizinhos.

O trabalho foi compilado no documentário ‘A Fome da Quebrada’, recém-lançado como uma forma de apelo ao poder público e a iniciativa privada para doações.

O documentário acompanha a rotina da líder comunitária Ivanete Frederico de Almeida, conhecida como Pretta, que atua há 18 anos na região.

Em 2020, ela movimentou várias campanhas de arrecadação para distribuir e incentivar o uso de máscaras e álcool em gel nas comunidades, mas a demanda por alimentos superou todas as necessidades, com o agravamento do desemprego e da vulnerabilidade financeira das famílias.

O poder aquisitivo de muitas famílias nas comunidades diminuiu tanto que, além de não conseguirem arcar com a alimentação diária, elas não possuem o suficiente para comprar nem mesmo o gás de cozinha.

A solução tem sido um fogão a lenha comunitário, em que os moradores se revezam para preparar do café da manhã ao jantar. Ao longo do documentário, os moradores clamam, ainda, por uma participação maior da iniciativa privada no combate à fome.

O documentário conta com o apoio da produtora de imagem Fotopontocom, que vem provendo diversas campanhas nas comunidades da região para arrecadar doações de máscaras, álcool em gel e cestas básicas para as famílias.

Assista ao documentário "A FOME DA QUEBRADA", clicando aqui


Fonte: OBSERVATÓRIO DO TERCEIRO SETOR
 
Voltar

Receba Informativos por E-mail

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades.