Notícias

12/05/2016 - Estudantes de todo o País podem participar do Desafio da Trégua Olímpica

09/05/2016
 
Com parceria do UNICEF, ONU Mulheres e Todos Pela Educação, a iniciativa do Comitê Organizador Rio 2016 convida estudantes brasileiros a produzir bandeiras com mensagens de paz e conquistar uma réplica da Tocha Olímpica.
Um mosaico com as bandeiras também será exposto em pontos emblemáticos da cidade do Rio de Janeiro.

Rio de Janeiro/Brasília, 9 de maio de 2016 – A Trégua Olímpica – inspirada pela tradição dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, quando guerras eram suspensas para permitir a viagem dos atletas à cidade grega de Olímpia – pede a paralisação dos conflitos no período de sete dias antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos (em 2016, marcada para 5 de agosto) e até sete dias depois da cerimônia de encerramento dos Jogos Paralímpicos (que será realizada em 18 de setembro deste ano).
Como nesta edição dos Jogos a proposta do Comitê Organizador Rio 2016 é defender os direitos das crianças, o Transforma, programa de Educação do comitê, promove até o dia 30 de junho o desafio escolar com o tema: Trégua Olímpica – Eu Construo a Paz!. Estudantes dos ensinos fundamental e médio de todo o país já podem se inscrever pelo site www.desafiotransforma.com.br e as 10 escolas vencedoras receberão uma réplica da Tocha Olímpica Rio 2016, a ser entregue até o fim de julho de 2016.

Sob orientação de uma professora ou um professor, os alunos devem se reunir em grupos de três a dez participantes e criar uma bandeira e uma mensagem de paz para um bandeiraço virtual, que começa com a inscrição no site www.desafiotransforma.com.br e será desenvolvido no Facebook.
As dez escolas que conseguirem o maior número de pessoas levantando a sua bandeira na rede social serão as vencedoras.

"O objetivo é fazer com que as escolas desenvolvam atividades sobre a Trégua e que os alunos se interessem pelo tema. Já temos escolas que estão trabalhando o assunto nas aulas de história, por exemplo. Não vejo um gancho melhor que o ano dos Jogos levar o tema para a sala de aula", comenta Vanderson Berbat, gerente de Educação do Comitê Rio 2016.

Na seção <Aulas> do site do programa Transforma, www.rio2016.com/educacao, os participantes podem conhecer diversos elementos sobre a Trégua Olímpica para ajudar no processo de criação da bandeira e desenvolvimento do tema durante as aulas. O conteúdo foi desenvolvido com apoio de diferentes parceiros, incluindo o UNICEF.

As escolas também poderão enviar as suas bandeiras até 24 de junho e participar de um grande mosaico de bandeiras de paz que será exibido em diversos pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro, como Pão de Açúcar e Estádio do Maracanã. "Vamos unir as bandeiras de escolas de todo o País em um grande mosaico de cores e frases. O ato simbólico estimula a união de todos os Estados brasileiros e a paz dentro e fora dos muros das escolas", afirma Berbat.

O Desafio da Trégua Olímpica conta com a parceria do UNICEF, da ONU Mulheres e do movimento Todos pela Educação, que atuam pela garantia dos direitos de cada menino e menina no Brasil e compartilham dos valores disseminados pela iniciativa.

Mais informações:
Assessoria do UNICEF no Brasil
Immaculada Pietro
Telefone: (21) 3147 5700 
E-mail: iprieto@unicef.org


Fonte:
UNICEF BRASIL
Voltar

Receba Informativos por E-mail

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades.