"Projeto LUME Centro - Educação Sócio Protetiva na Rua"- 2019

A UTILIZAÇÃO DA
"LONA PEDAGÓGICA"
COMO RECURSO
 NO TRABALHO DE
EDUCAÇÃO NA RUA...







A equipe de profissionais do "Projeto LUME Centro - Educação Sócio Protetiva na Rua"  trabalha, via atendimento direto, com Crianças e Adolescentes que estejam em situação de rua, prioritariamente no centro da cidade de São Paulo, objetivando contribuir para que deixem de utilizar este espaço como seu local de sobrevivência e moradia.

O trabalho se dá em parceria com outras instituições, por equipe capacitada de educadores sociais, visando reconstruir e fortalecer os vínculos familiares e comunitários dos educandos.

No período de 2019 a 2021 a FUNDAÇÃO PROJETO TRAVESSIA está desenvolvendo o Projeto LUME também com recursos do FUMCAD.


Falando um pouquinho sobre o nosso trabalho...

Após diagnóstico realizado periodocamente, planeja-se a atividade a ser realizada na rua, que basicamente consiste na problematização com a Criança e o Adolescente, sobre sua condição, sobre o "estar na rua"...

A partir da criação do vínculo educador - educando, o acolhimento e escuta qualificada se tornam primordiais para as problematizações das situações apresentadas e para o processo de construção conjunta, de um Plano de Vida individual fora das ruas.

Um dos recursos utilizados no trabalho dos educadores sociais do Travessia, é  a "LONA PEDAGÓGICA", que serve para delimitar o espaço das atividades que acontecem nas ruas, e também as regras, às quais os participantes precisam se atentar... a lona delimita o "espaço pedagógico" proposto pelos profissionais.
A Lona Pedagógica é uma ferramenta utilizada de forma lúdica onde se constrói um espaço de brincadeira lúdico-interativo, que possa subsidiar os educadores na realização do trabalho e à vinculação com as meninas e meninos atendidos.

As atividades pedagógicas desenvolvidas nas ruas são um instrumento mobilizador, sensibilizador e provocador que ajudam na construção e fortalecimento de vínculos, assim como despertam o interesse dos educandos em aprender e repensar a sua permanência nas ruas, culminando na construção conjunta de um Projeto de Vida fora delas, com sua reinserção familiar, comunitária e escolar.

Vale dizer, no entanto, que a lona é apenas um dos vários recursos pedagógicos utilizados pelos educadores da Fundação, no trabalho de educação na rua, e não se encerra em si mesma, precisando ser associada a outras formas de vinculação como: as visitas às famílias e às atividades na própria comunidade.


 

Receba Informativos por E-mail

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades.