Notícias

21/03/2017 - Brasil tem mais de 2,6 crianças em situação de trabalho infantil

21/03/2017
 
2,6 milhões. Este é o número de crianças (com idades entre cinco e 17 anos) em situação de trabalho infantil no Brasil.
Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 21, pela Fundação Abrinq, em uma pesquisa que fornece um panorama geral da infância e adolescência. Os dados revelam também que, dentre as crianças de zero a 14 anos, 40% vivem na pobreza.

O estudo aponta que entre as crianças de cinco a nove anos, houve um aumento de mais de 8 mil entre os anos de 2014 e 2015.
As regiões Nordeste e Sudeste concentram a maior parte delas.

A pesquisa reúne e organiza os levantamentos mais recentes de diversos órgãos, como Ministério da Saúde, Ministério da Educação, IBGE, Disque Denúncia, entre outros.
 
De acordo com o relatório Medir o Progresso na Luta contra o Trabalho Infantil, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), atualmente há 168 milhões de meninos e meninas, de cinco a 17 anos, em situação de trabalho no mundo. (Fonte: Rede Peteca)
 
Confira outros dados impactantes revelados:

- Mais de 18% dos homicídios totais do Brasil são praticados contra crianças e adolescentes.
- Mais de 80% dos crimes cometidos contra crianças utilizam armas de fogo
- A região Nordeste concentra a maior proporção de homicídios cometidos por crianças e jovens. O número é superior ao índice nacional.
- Na região Norte, mais de 25% dos bebês dos bebês nascidos são de mães com menos de 19 anos.
- Mais de 13% da população - equivalente a 5,8 milhões de habitantes - em situação de extrema pobreza têm entre zero e 14 anos.
- 40,2% das crianças entre zero e 14 anos vivem em domicílios de baixa renda.
 
Mais de 2 milhões de meninos e meninas brasileiras estão em situação de trabalho infantil.

Ainda hoje, 21 de março, às 15h30, a Fundação Abrinq fará uma transmissão ao vivo em sua página no Facebook para apresentar os principais dados da pesquisa.
Ao todo, a publicação reúne 23 indicadores sociais, relacionados ao público de zero a 18 anos, tais como: mortalidade, nutrição, gravidez na adolescência, vagas em creches, entre outros.
Clique aqui e acompanhe.

Fruto de uma parceria entre a Associação Cidade Escola Aprendiz, o Ministério Público do Trabalho e a Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará, A "Rede Peteca - Chega de Trabalho Infantil" trabalha para promover a garantia dos direitos da criança e do adolescente, e a erradicação do trabalho infantil no Brasil.
O site do projeto fornece diversos materiais sobre o tema, como vídeos, campanhas, reportagens e artigos. Clique aqui para conhecer.


Fonte:
Catraquinha
Acesse aqui
Voltar

Receba Informativos por E-mail

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades.