Notícias

08/04/2020 - Isolamento social: famílias das favelas do Brasil podem ficar sem comida

06/04/2020
 
Segundo pesquisa, 92% das mães nas favelas dizem que comida pode faltar após um mês de isolamento. Campanha ‘Mães da Favela’ arrecada recursos para famílias.
 
Por: Júlia Pereira

Uma pesquisa realizada pelo Data Favela e pelo Instituto Locomotiva, no final do mês de março, apontou que as favelas brasileiras têm 5,2 milhões de mães, e que 92% dessas mães dizem que terão dificuldades para comprar comida após um mês de isolamentos social sem renda.

Para 73% delas, que não possuem nenhum tipo de reserva financeira, como uma poupança, um dia sem trabalhar já é suficiente para não conseguir manter os gastos normais. E 76% relataram que os gastos em casa já aumentaram com os filhos sem ir para a escola.

O levantamento foi realizado entre os dias 26 e 27 de março de 2020. A equipe entrevistou 624 mulheres maiores de 16 anos, com filhos, moradoras de 260 favelas em todos os estados do Brasil. A margem de erro da pesquisa é de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa foi realizada pelos moradores das comunidades, que são treinados e supervisionados pela equipe do Instituto. 

A divulgação da pesquisa faz parte das ações de divulgação da campanha ‘Mães da Favela’, que tem como objetivo arrecadar recursos que serão distribuídos para mães das favelas do país.

As beneficiadas receberão, por dois meses, um auxílio no valor de R$ 120, chamado de “vale-mãe”.

O dinheiro do benefício será arrecadado pela Central Única das Favelas (CUFA), através da campanha, e recebido pelo celular a partir de uma parceria com a empresa de pagamentos e transferências PicPay, por meio de cadastro do CPF pelo telefone.

A campanha já ganhou apoio de artistas como Iza, Lulu Santos, Zeca Pagodinho, Taís Araújo, Lázaro Ramos, Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank.

Para fazer uma doação, acesse: maesdafavela.com.br.


Fonte:
OBSERVATÓRIO DO TERCEIRO SETOR
Voltar

Receba Informativos por E-mail

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades.