Notícias

06/07/2020 - Solidariedade durante a pandemia é maior entre os moradores de favelas

06/07/2020
 
Desde o início da pandemia de Covid-19, 49% dos brasileiros fizeram alguma doação. Entre os moradores de favelas o índice foi de 63%. Além disso, essa parcela da população tende a oferecer mais ajuda para vizinhos.
 
Por: Isabela Alves

Desde o início da pandemia de Covid-19, 49% dos brasileiros realizaram algum tipo de doação. Entre os moradores de favelas, 63% doaram no período. O dado é da pesquisa ‘Pandemia na Favela – A realidade de 14 milhões de favelados no combate ao novo coronavírus’, realizada pelo Data Favela.

O levantamento, que entrevistou mais de 3 mil moradores de 239 favelas em todo o país, apontou que os moradores das favelas são mais solidários em diversos contextos: de tomar conta dos filhos de outras pessoas enquanto os pais estão trabalhando, até a divisão de cesta básica com um vizinho que não tem o que comer.

A pesquisa também destacou a falta de estrutura nas favelas. 46% dos lares das favelas não têm água potável e  96% dos moradores não possuem plano de saúde, dependendo quase exclusivamente do sistema público.

Além disso, metade dos entrevistados do estudo afirmaram viver com alguém que pertence ao grupo de risco para a Covid-19. Destes, 32% vivem com pessoas maiores de 60 anos de idade e 60% afirmaram que moram em uma casa com quatro ou mais pessoas.

Atualmente, 13,6 milhões de pessoas vivem nas favelas do Brasil, sendo que os estados de São Paulo e de Minas Gerais são os que lideram o ranking de estados com mais comunidades, com 46 milhões e 21 milhões de habitantes, respectivamente.

Sete em cada dez famílias recorreram ao auxílio emergencial, porém 41% não receberam nenhuma parcela até o momento. Entre os que receberam o auxílio emergencial, 96% usaram os recursos para a compra de alimentos, 88% para a compra de artigos de higiene, 87% para a compra de produtos de limpeza, 68% para o pagamento de contas básicas, 64% para compra de remédios e 62% para ajudar familiares e amigos.



Fonte: OBSERVATÓRIO DO TERCEIRO SETOR
 
Voltar

Receba Informativos por E-mail

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades.