Notícias

05/03/2018 - 52 milhões vivem na pobreza no Brasil, 4 vezes a população da Somália

02/03/2018
 
Números divulgados pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE) no final do ano passado mostram que 52 milhões de brasileiros vivem na pobreza. Ou seja, um em cada quatro brasileiros se encontra nesta situação. São brasileiros que vivem com menos de 5,50 dólares (18,24 reais) por dia, equivalente a uma renda mensal de 387,07 reais por pessoa em valores de 2016.

Para fazer um comparativo com países que enfrentam a mesma situação do Brasil, podemos comparar com a Somália, um dos países mais pobres do mundo. Sua população é de 11.471.473.
O número de pessoas que vivem na pobreza no Brasil é 4 vezes maior que toda a população da Somália.

A Somália é um dos países mais pobres do planeta, tendo relativamente poucos recursos naturais.
A economia é excessivamente agrícola, pouco industrializada, sendo que as indústrias predominantes são a de refinação de açúcar e a têxtil. 65% do seu PIB vêm da agricultura, contra 25% dos serviços e 10% da indústria.
A maior parte da economia foi devastada na Guerra Civil.

O país africano tem uma das mais altas taxas de mortalidade infantil do mundo, com cerca de 10% das crianças morrendo pouco depois de nascer e 25% das sobreviventes morrem antes dos 5 anos de idade.

Os dados do Brasil em relação às crianças também não são nada animadores: 42% das crianças brasileiras, ou 17,8 milhões, vivem na pobreza.

Os brasileiros que se encontram nesta situação também sofrem com a falta de moradia e de saneamento básico. Essas famílias vivem em moradias precárias e têm menor acesso a bens.
Apenas 40% das pessoas em situação de pobreza têm acesso simultâneo a coleta de lixo, tratamento de esgoto e abastecimento de água, enquanto que para o total da população esse grupo chega a 62%.


Fonte:
OBSERVATÓRIO DO TERCEIRO SETOR
Por:
Maria Fernanda Garcia

Acesse aqui
Voltar

Receba Informativos por E-mail

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades.